liderança

liderança

notícias

imprensa

- 30/07/13

EMPRESAS ESTRANGEIRAS BUSCAM CADA VEZ MAIS PARCERIAS PARA SE FIXAR NO PAÍS

Empresas e indústrias estrangeiras, que costumam encontrar dificuldades para se instalar no país, principalmente em matéria de legislação e impedimentos burocráticos, buscam cada vez mais alianças com escritórios locais de apoio e assessoria para superar esses problemas, informaram nesta segunda-feira fontes do setor.

Como uma possibilidade a mais de expandir seu raio de ação e com a segurança de contar com esse apoio fundamental, empresários, associações e escritórios de advogados buscam parcerias com consultores internacionais para facilitar a instalação de organizações estrangeiras no país.

A Associação Brasileira de Empresas Certificadas em Saúde (ABEC Saúde), por exemplo, assinou uma aliança com a especialista em assuntos reguladores Larissa D’Andrea, profissional com forte atuação em assuntos normativos da saúde e com experiência em grandes empresas internacionais.

A profissional em questão foi contratada para mediar o contato com empresas estrangeiras da área de equipes e produtos de saúde que desejam se instalar no país e que, é claro, possuíam dúvidas em relação às questões reguladoras, principalmente sobre prazos e regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com Ruth Khairallah, presidente da ABEC Saúde, a entrada de novas empresas no país traz inúmeros benefícios ao setor da saúde.

‘O objetivo é diminuir a dependência que os estrangeiros têm de incubadoras de registro localizadas no país. Isso seria bom porque a empresa viria fisicamente ao Brasil, gerando empregos, pagando impostos e transferindo tecnologia para o país’, explicou a presidente da ABEC Saúde à Agência Efe.

Segundo Evaristo Araújo, diretor administrativo da ABEC, a associação conta hoje com 120 associados e, de maneira indireta, teria auxiliado entre 20% e 30% deste número com assessoria e consultoria para multinacionais.

‘Hoje, a demora em conseguir a regularização total na Anvisa é de cinco a sete anos. Queremos reduzir isso preparando as empresas nacionais para receber os estrangeiros como ‘partnerships’ (parceiros), fato que reduzirá o fluxo de tempo’, afirmou.

Na área jurídica, a preocupação também aborda empresários da Europa e do Japão, que desconhecem o sistema tributário brasileiro e necessitam de auxílio à hora de investir no país.

O sócio diretor da Abe Advogados, Marcos Abe, que assessora um importante grupo de companhias japonesas, apontou que as empresas estrangeiras buscam informações detalhadas sobre a abertura de fábricas não Brasil.

‘Fizemos um mapa sobre o plano de negócios de empresas, de quais são as principais informações que elas necessitam nas áreas tributária e trabalhista, além de incentivos fiscais e riscos de uma mudança legislativa’, completou.

Abe manifestou que ‘o sistema tributário brasileiro é muito complexo e burocrático, dificultando muito o entendimento para quem vem do exterior. Este é o principal impedimento para a instalação no país’.

Fontes:

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/economia/2013/07/29/empresas-estrangeiras-buscam-cada-vez-mais-parcerias-para-se-fixar-no-pais.htm

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201307300327_EFE_82387004

http://noticias.r7.com/economia/noticias/empresas-estrangeiras-buscam-cada-vez-mais-parcerias-para-se-fixar-no-pais-20130729.html

http://economia.uol.com.br/noticias/efe/2013/07/29/empresas-estrangeiras-buscam-cada-vez-mais-parcerias-para-se-fixar-no-pais.htm

http://br.financas.yahoo.com/noticias/cota%C3%A7%C3%B5es-das-moedas-latino-americanas-frente-ao-d%C3%B3lar-224108822.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/empresas-estrangeiras-buscam-cada-vez-mais-parcerias-para-se-fixar-no-pais.html

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/empresas-estrangeiras-buscam-cada-vez-mais-parcerias

profissionais

áreas de
atuação